Como fazer uma campanha de divulgação no Google

Aqui na agencialink, nós não realizamos campanhas para os nossos clientes. Entretanto, indicamos a forma como se deve começar, caso você tenha interesse em divulgar a sua Corretora através do Google.

Siga o passo a passo indicado abaixo:

1º PASSO: CONFIGURE A SUA CONTA

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Para você começar a usar a ferramenta, o primeiro passo é configurar uma conta, para isso na página do AdWords, clique no botão “começar agora”.

Na próxima tela, você deverá preencher os dados sobre sua empresa.

Lembrando que aqui será solicitado um e-mail que por padrão precisa ser gmail: (exemplo@gmail.com).

Lembre-se de  usar um e-mail que nunca foi utilizado em nenhuma conta do AdWords.

Depois, basta seguir os passos e pronto, sua conta já está criada.

Você será direcionado para a área de pagamentos, mas recomendo você configurar essa parte só depois que todas as suas campanhas estiverem prontas.

SEGUNDO PASSO: CRIAR CAMPANHAS NO GOOGLE

Definição

Ante de começar a criação de campanhas no AdWords, você precisa entender como é estruturada as campanhas e anúncios dentro da plataforma.

A divisão é feita em 4 níveis:

  • Campanhas
  • Grupos de Anúncios
  • Anúncios
  • Palavras Chave

A Campanha é o nível mais alto dentro da conta. Você pode criar uma campanha para cada produto, seguimento do produto ou qualquer outra organização que preferir.

Na campanha você também informa quanto quer gastar por dia.

Organize as campanhas pensando também quanto de marketing você vai gastar por produto.

Após todo o entendimento da estruturação das campanhas e como ela funciona, é hora de começar a criá-las, vamos lá!

Passo a passo para a criação das Campanhas

Para  começar, acesse a guia “Campanhas” no Gerenciador

E clique no botão “Criar sua primeira campanha”, como mostra a imagem.

passo-3-adwords

Como já falamos no início, iremos focar somente em rede de pesquisa então é só selecionar a opção “Rede de pesquisa” e selecionar a sua meta inicial com a campanha.

Depois, é só selecionar o que você deseja alcançar com a sua meta.

Lembre-se de adicionar o seu website no campo indicado e clicar em continuar.

sem-titulo

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Logo depois dessa configuração inicial, você será direcionado para uma nova página com as seguintes informações abaixo:

  1. Nome da campanha: Fica a seu critério qual nome definir para ela
  2. Locais: São as cidades ou países que você gostaria de começar a divulgar seus anúncios;
  3. Idiomas: Escolhe o IDIOMA DOS SITES que gostaria que os anúncios sejam exibidos, por padrão indico colocar Português/Inglês;
  4. Lances: Como você quer pagar pelo os seus anúncios.

Aqui você escolhe tanto a sua estratégia de lances como o valor máximo que você está disposto a pagar por suas palavras-chave.

As opções que devem ser preenchidas são:

Objetivo: Você escolhe o objetivo de lance para a sua campanha.

As opções são:

  1. Cliques
  2. Conversões
  3. Valor de conversão.

Estratégia de lance: Escolha como você quer que os seus lances sejam ajustados.

As duas opções são:

  1. Definir lances manualmente (você escolhe o valor das suas palavras-chave)
  2. Lances automáticos (o Google define automaticamente os lances)

Limite de lance máximo de CPC: Optando por “Definir lances manualmente” ele trará a opção para você mesmo definir um limite de custo para suas palavras-chave.

Selecione uma estratégia de lances diretamente: Aqui você possui mais opções de lances, são eles:

  1. CPA desejado
  2. ROAS desejado
  3. Maximizar cliques
  4. maximizar conversões
  5. CPC otimizado
  6. CPC manual

Para selecioná-la, basta clicar na opção indicada:

lance-3

Para entender melhor sobre os LANCES do Google AdWords, é só acessar aqui!

  • Orçamento diário: É um valor limite que você vai gastar por dia
  • Data de início e término: Você pode optar por colocar uma data de início e finalização da sua campanha, mas não é um campo obrigatório;
  • Extensões: São informações adicionais para o seu anúncio.

Existem várias opções de extensões e é possível adicionar por exemplo, os diferenciais que a sua empresa tem entre seus concorrentes;

TERCEIRO PASSO: CRIAR GRUPOS DE ANÚNCIOS (G.A)

Definição

Na guia dos Grupos de anúncios você vai trabalhar suas palavras-chave.

Você pode definir quantos grupos de anúncios quiser e relacioná-los a um grupo de palavras-chave diferentes.

Passo a passo para a Criação dos grupos de anúncios

A única coisa que representará a criação dos seus grupos de anúncios será o nome que colocará no campo indicado abaixo:

ga-nome

QUARTO PASSO: CRIAR PALAVRAS-CHAVE

Definição

As palavras chave são os termos que ativarão seu anúncio. Você irá adicioná-las dentro de cada grupo de Anúncio.

Para ajudar a acionar o anúncio para pessoas com um interesse real, temos as correspondências de palavra chave.

São elas:

Correspondência Ampla

É o tipo de correspondência padrão para todas as palavras-chave cadastradas. Nela você não usa nenhum símbolo.

Os anúncios serão exibidos  em variações relevantes (erros de ortografia, sinônimos) das palavras-chave, mesmo que esses termos não estejam em suas listas de palavras-chave.

Correspondência de Frase

Aqui, você pode exibir seu anúncio para as pessoas que pesquisarem a palavra-chave exata e com variações aproximadas dela, através de palavras adicionais antes ou depois da palavra-chave escolhida.

Usa-se as aspas (‘“)

Ampla Modificada

É uma modificação da correspondência ampla!

Faz com que o anúncio seja ativado apenas se as palavras forem exatas ou com variações aproximadas (plural, abreviações, erros de ortografia), independente da ordem ou de conter todas elas.

Usa-se um sinal de +.

Correspondência Exata

Não muito usada pelas as empresas anunciantes, faz o anúncio ser ativado somente se a palavra-chave estiver escrita da mesma forma que foi buscada.

Usa-se as palavras dentro de []

Passo a passo para a Criação das palavras-chave:

Logo abaixo de você adicionar o nome do seu G.A você precisará adicionar as palavras chaves, como mostrado na imagem.

g-a-palavras

QUINTO PASSO: CRIAR ANÚNCIO

Definição

A criação de anúncios é, por si só, uma ciência completa e a parte mais importante quando se fala de criar campanhas no AdWords .

Os anúncios do AdWords são divididos da seguinte forma:

  • URL final: É o endereço real onde o usuário é direcionado após clicar no link.

obs.: Esse endereço não aparece no anúncio

  • Título 1: É a primeira linha do anúncio, porém só é possível usar até 30 CARACTERES
  • Título 2: É a segunda linha do anúncio, você pode usá-lo para adicionar mais informações do seu negócio
  • Caminho: Um endereço “fictício”, mais curto, que aparece em verde. Inclui automaticamente a loja virtual cadastrada na URL final e possibilita a inclusão de duas subcategorias.
  • Descrição: São as linhas de texto logo abaixo do caminho, com tamanho máximo de até 80 caracteres.

Passo a passo para a Criação dos anúncios

Para criá-lo basta clicar no botão de + da primeira imagem , escolher a opção de “anúncio de texto” e preencher os campos da imagem seguinte:

anuncio

anuncio-2

Sugestões para criar seus anúncios:

  • Colocar no título exatamente a MESMA PALAVRA CHAVE DA BUSCA
  • Incluir preços e diferenciais da loja
  • Frases como: “Acesse já”; “Não perca mais tempo” ajuda muito nas conversões
  • Criar de 2 a 3 anúncios diferentes, para fazer testes de qual abordagem é melhor
  • Linkar os anúncios diretamente para a página do produto
  • Repetir nas descrições as informações que contém no loja, isso ajuda na hora do Google qualificar o teu anúncio

Segue o exemplo do anúncio:

Depois que você criar seu anúncio, ele passará por uma revisão!

O mesmo precisa atender a todas as políticas de privacidade do Google, e só após essa revisão seu anúncio estará pronto para ser anunciado.

SEXTO PASSO: FATURAMENTO

As formas de pagamentos do AdWords são bem flexíveis.

Fica a seu critério escolher aquela que melhor atende a sua necessidade, são elas: Boleto bancário, Cartão de Crédito (pré pago) e Cartão de Crédito (pós pago).

Para acessar o faturamento das suas campanhas basta clicar na faixa vermelha que fica sendo indicada acima da plataforma sempre na página inicial das sua conta.

SÉTIMO PASSO: MENSURAÇÃO DE RESULTADOS

Uma vez  finalizada a criação das campanhas será preciso fazer a mensuração dos resultados.

OBS: É essencial medir os resultados de seus anúncios e realizar as otimizações para saber o que ajustar nas campanhas seguintes ou o que eliminar.

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