Como gravar a tela do computador

Como gravar a tela do computador

Para agilizar o seu atendimento com nossa equipe em casos de suporte, nós sugerimos que você faça a gravação da tela do seu computador para que possamos compreender suas dúvidas e/ou recomendações rapidamente.

Existem várias ferramentas para fazer isto, nós indicamos o Loom , um plugin do Google Chrome que permite gravar uma aba do seu navegador ou gravar a tela inteira do computador, criando um link compartilhável instantaneamente para que você possa nos enviar.

Aprenda a utilizar o Loom para gravar a tela do seu computador:

Primeiro Passo: Download da extensão

Acesse o link do Loom (CLIQUE AQUI) no navegador Google Chrome e faça o download da extensão clicando em USAR NO CHROME e depois em ADICIONAR EXTENSÃO (conforme indicado na imagem abaixo):

Baixe e instale a extensão Loom no Chrome — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Segundo Passo: Login

Após a instalação, clique no ícone da extensão (indicado na imagem abaixo) e faça login usando sua conta do Google ou de alguma outra dentre as opções disponíveis:

Terceiro Passo: Configuração

Agora você deve configurar o Loom para uso pessoal e conceder permissões para que ele acesse sua câmera e microfone.

Para isto, na tela de configurações do Loom, marque a opção PERSONAL e depois clique em NEXT. Depois, selecione ONE-CLICK ACCESS e libere as permissões:

Configure o Loom para uso pessoal e conceda permissões — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Quarto Passo: Gravação

A gravação máxima do Loom é de 5 minutos no formato gratuito.

Para começar a gravar, clique no botão do plugin na barra do Chrome e escolha se deseja capturar tela e câmera (opção Screen+Cam), só a tela (opção Screen Only) ou apenas a câmera (opção Cam Only).

Também escolha se deseja incluir áudio (opção Microphone Audio) e se a gravação irá considerar apenas a aba atual (opção Current Tab) ou o desktop inteiro (opção Full Desktop):

Ao clicar em Show Advanced Options, o Loom exibe o seletor de câmeras e microfones, caso haja acessórios externos conectados ao computador.

Quando tudo estiver pronto, clique em Start Recording:

O Loom usa o recurso de compartilhamento de tela do Chrome para gravar.

Por fim, selecione se deseja a tela inteira ou um aplicativo específico (esta opção aparece apenas ao selecionar a gravação de desktop):

A gravação começa após uma breve contagem regressiva.

Quinto Passo: Compartilhar

Para parar a gravação e criar o link compartilhável, clique em Interromper compartilhamento:

O Loom irá gerar um link compartilhável. Clique em Copy link para copiar o endereço de compartilhamento do vídeo para que você possa nos enviar:

Loom faz upload automático da gravação para a internet — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Você já votou!